A prancha de cabelo, também chamados de chapinha, são placas de metal quente que pressionadas em conjunto deixam o cabelo com uma aparência mais reta. Apesar de ser muito utilizada no dia a dia das mulheres, pouca gente sabe quem inventou a chapinha de cabelo.
Alisar o cabelo com chapinha e utilizar o secador possuem o mesmo princípio, porque ambos envolvem o aquecimento do metal para remover as moléculas de hidrogênio dos folículos de cabelo. Uma vez que o cabelo está molhado, as moléculas de hidrogênio voltam ao cabelo e o mesmo retorna à sua forma original.
Ter o cabelo liso tornou-se popular quando as mulheres na década de 1960 começaram a usar ferros de passar roupas para endireitar seu cabelo.
A história da chapinha de cabelo
A primeira chapinha de cabelo foi criada em 1872 por Erica Feldman, que utilizou ferros aquecidos para moldar o cabelo. Mas ela não inventou a prancha de cabelo que conhecemos hoje em dia, porque o protótipo não alisava o cabelo, e sim modelava.
O primeiro a experimentar o uso de produtos de alisamento de cabelo foi Ian Gutgold, mas parou sua experimentação depois de queimar o couro cabeludo de várias mulheres.
Em 1912, Lady Jennifer Sino Schofield criou a primeira chapinha envolvendo duas placas de metal entre uma dobradiça – o mesmo modelo que usamos hoje.
Várias patentes de alisadores de cabelo foram feitas antes da primeira chapinha ser realmente inventada. A patente mais notável foi registrada por Isaac Shero em 1809, em que a ideia original de pressionar duas placas quentes em conjunto foi concebida.
Apesar de Shero não ter desenvolvido o produto final, ele é em grande parte responsável pela aparência da chapinha moderna de hoje. Com a exceção de algumas chapinhas que utilizam pentes ou outros componentes, elas não mudaram muito em design a desde 1809.
Evolução com o tempo
Embora Jennifer Schofield tenha sido a inventora da chapinha de cabelo, muitas melhorias modernas foram adicionadas ao invento, incluindo a utilização de energia elétrica para aquecer as placas de metal, de controle da temperatura e a capacidade para alisar o cabelo molhado.
As chapinhas não estavam disponíveis para a venda até os anos 1990, mas agora estão disponíveis em lojas de materiais de cuidado do cabelo, farmácias e supermercados em todo o mundo.
Os benefícios de usar chapinha de cabelo
Usar chapinha pode causar danos ao seu cabelo ao longo do tempo. Se você alisa o cabelo mais do que duas vezes por semana, aplique em seu cabelo um tratamento de hidratação uma vez por semana.
Você pode notar que seu cabelo torna-se seco e quebradiço após o uso da chapinha, e pode aumentar a quantidade de pontas duplas que você tinha anteriormente.
Se você está enfrentando uma grande mudança em seu cabelo, pare de utilizar chapinhas, babyliss e outros produtos de alisamento.
Cuidados e atenções com o uso da chapinha
- Não use uma chapinha de cabelo perto de água ou na banheira.
- Utilize apenas a chapinha na configuração mais baixa que funciona para você.
- Se você usar uma configuração de alta no cabelo fino, você pode queimar seu cabelo ou couro cabeludo.
- Se você queimar o couro cabeludo usando chapinha, aplique uma compressa fria e consulte um médico imediatamente.
- Se o seu cabelo não fica em linha reta depois de usar a configuração mais baixa, aumente a temperatura lentamente até encontrar uma configuração que funciona para o seu cabelo.
Genteeee que loucura kkk isso realmente funciona 🙂 Amei
o post. Você tem instagram?