Casa e Jardim
5 MISTÉRIOS QUE A CIÊNCIA NÃO CONSEGUE EXPLICAR, FICARÁ DE QUEIXO CAÍDO
Você conhece os mistérios que nem a ciência conseguiu explicar até hoje? Sim! Existem coisas que nem mesmo os cientistas têm uma boa explicação. Veja a seguir!
Veja 5 mistérios que a ciência não consegue explicar!
1 – Como foram exatamente construídas as pirâmides do Egito?
Construídas por volta de 2.589 a 2.504 a.C., as pirâmides egípcias são incríveis feitos de engenharia e física, mesmo se fossem construídas atualmente! Incrível, não é mesmo?
Porém, como as pessoas antigas do deserto conseguiram construir algo tão perfeito é um verdadeiro mistério! Alguns cientistas pensam que alienígenas de outro planeta podem ter ajudado, enquanto outros acreditam que as soluções podem estar nas rampas, areia úmida e roldanas. A verdade é que ainda não temos uma resposta concreta para essa questão.
2 – Por que a gente boceja? Sim, isso ainda é um mistério para os cientistas!
Bocejar é algo que provavelmente fazemos todos os dias, mas os cientistas ainda não sabem ao certo por quê. Recentemente, a ideia de que o bocejo é um jeito do corpo regular a temperatura do cérebro avançou na comunidade científica, mas não sabemos sua função biológica exata.
Além disso, não sabemos por que o bocejo é contagioso, especialmente entre animais sociais como os humanos. Um estudo de 2005 descobriu que as partes do cérebro ligadas à empatia e habilidades sociais são ativadas quando vemos alguém bocejar, e até os chimpanzés podem “pegar” bocejos de humanos.
Matthew Campbell, do Centro Nacional de Pesquisa de Primatas Yerkes na Universidade Emory, explicou que imitar as expressões faciais de outras pessoas nos ajuda a entender o que estão sentindo. É por isso que os psicopatas não são tão afetados pelo bocejo contagioso, de acordo com um estudo.
3 – Por que os gatos ronronam?
Por muito tempo, não sabíamos como os gatos ronronavam. Agora, acredita-se que os músculos ao redor da garganta dos gatos se apertam, criando vibrações que fazem o som de ronronar.
Mas ainda não temos certeza do motivo pelo qual os gatos ronronam. Uma ideia é que o ronronar ajuda no crescimento dos ossos, pois a vibração faz com que os ossos endureçam sob pressão.
“Os ronronados com uma frequência de 25 a 100 Hz correspondem às frequências de cura usadas na medicina para humanos”, explicou Gary Weitzman, veterinário e CEO da San Diego Humane Society.
Veja também: Este é O Maior Rei Da Cerveja Do Mundo Que Você Não Sabia
4 – O que causa a doença de Alzheimer?
Desde 1910, quando o termo Alzheimer foi criado, houve progressos na medicina e tecnologia para entender a doença, mas ainda não encontramos um tratamento eficaz para curá-la. Atualmente, não há acordo científico sobre as principais causas do Alzheimer.
Entretanto, a teoria mais comum é que as proteínas amilóides, que formam as placas no cérebro, podem desencadear a demência quando se acumulam. Mas não sabemos por que os remédios que combatem essas proteínas não funcionam.
5 – Do que é feito o universo? Este ainda é um grande mistério!
É uma pergunta básica e ainda sem resposta: o que é o universo? Mesmo com todas as estrelas em todas as galáxias, mal começamos a entender o que está lá fora. A maioria do universo é, na verdade, invisível e desconhecida até agora. É chamada de matéria escura, e apesar dos cientistas procurarem por décadas, ainda não sabem o que é.
Mas, o que é a matéria escura? Bem, a matéria escura é uma parte misteriosa do universo que não emite, absorve ou reflete luz. Isso a torna totalmente invisível aos nossos telescópios e outros aparelhos ópticos. Sabemos que ela está lá principalmente pelos efeitos que causa na matéria que conseguimos ver, através da sua força gravitacional.
Dessa forma, os cientistas acham que essa matéria é composta por partículas muito pequenas que não se comportam como os átomos que formam estrelas, planetas e galáxias. Essas partículas são chamadas de “partículas de matéria escura”, mas não sabemos exatamente o que são.
O que há de tão especial na construção das pirâmides do Egito que continua intrigando cientistas?
Ah, as pirâmides! Uma maravilha do mundo antigo, né? Até hoje, o pessoal da ciência bate cabeça tentando entender como os egípcios construíram aquelas estruturas gigantescas com a precisão que têm. As teorias vão de ajuda extraterrestre até técnicas de construção avançadas para a época, como rampas e roldanas. Mas até agora, nada de cheque-mate nesse mistério.
Por que a gente boceja e por que isso é contagioso?
Bocejar é uma daquelas coisas que fazemos no piloto automático, certo? Tem gente estudando isso, viu? Uma das ideias mais recentes é que pode ser uma maneira de regular a temperatura do cérebro. E o contágio? Bom, parece que tem a ver com empatia e conexão social. Mas por que psicopatas parecem imunes ao bocejo alheio? A ciência ainda tá coçando a cabeça com essa.
Qual a explicação para o ronronar dos gatos?
Os gatos têm esse jeitinho todo especial de ronronar que deixa a gente derretido, né? Os cientistas até descobriram como eles fazem isso, mas por que fazem ainda é um mistério. Será que é uma maneira de se comunicar ou algo a ver com cura? Dizem que as vibrações do ronron podem ajudar a consertar ossos, mas ainda é só uma teoria.
O que realmente causa a doença de Alzheimer?
Essa doença é um bicho-papão que a medicina tá tentando entender faz um tempão. A gente sabe que tem a ver com umas proteínas que dão nó no cérebro, mas por que as drogas que atacam essas proteínas não resolvem o problema ainda é um mistério. É como se soubéssemos que tem algo errado, mas não achamos o jeito certo de consertar.
Afinal, do que é feito o universo?
Essa é de explodir o cabeção, amigo! A gente vê estrelas, planetas, galáxias, mas isso parece que é só a pontinha do iceberg. A maior parte do universo é essa tal de matéria escura, que a gente não vê, não pega, não sente. Ela tá lá fazendo as coisas se mexerem pela gravidade, mas ninguém sabe o que ela é de verdade. Os cientistas estão nessa caçada, procurando entender essas partículas fantasma que seguram tudo no lugar.
E pra finalizar, amigos, concluindo: esses mistérios são como quebra-cabeças gigantes que a ciência tá tentando montar. As peças estão espalhadas, algumas a gente nem sabe se existem, mas o desafio tá lançado e a busca por respostas continua firme e forte. E aí, qual desses mistérios te deixa mais curioso?
Confira também: 5 Animais Mais Raros Do Mundo, Mais Raro Do Que Você Imagina