Entretenimento
Após polêmica, campanha amarela da Bauducco é cancelada
Nesta quarta-feira, 18 de outubro, foi ao ar a campanha da Bauducco “Magia Amarela” que contou com a participação da ex-bbb Juliette e da cantora Duda Beat. Segundo a Bauducco, a campanha publicitária tinha como objetivo “celebrar o amarelo, icônico e característico de sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos”.
As cantoras foram escolhidas pela marca devido ao forte laço afetivo entre elas e ao fato disso estar alinhado com o propósito da marca. “A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base em laços de afeto, de profundidade e da arte”, afirmou a Bauducco.
Contudo, o problema da campanha foi o fato dela estar muito parecida com um projeto do Emicida chamado “AmarElo”, que conta com um disco intitulado “Amarelo”, um documentário chamado “Amarelo – É Tudo Pra Ontem” e o “Amarelo ao vivo”. O primeiro a notar a semelhança foi o irmão e produtor do cantor Emicida, Evandro Fióti, que afirmou: “Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy.
E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? Tem noção o ódio que gera? Tem noção a vontade que dá de botar fogo em tudo? Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar”.
Depois de muita polêmica e comentários negativos sobre a campanha publicitária, Juliette e Duda Beat se pronunciaram: “Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual.
A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”, informou Juliette. Já Duda Beat disse: “A artista Duda Beat foi contratada pela marca Bauducco, através da Agência Galeria, para ser um dos talentos da campanha publicitária e intérpretes da canção “Magia Amarela” ao lado de Juliette.
No entanto, viemos informar que não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário”. A equipe de Duda Beat também afirmou ter percebido a similitude com o projeto do cantor Emicida, mas que aceitaram mesmo assim ao ver que o nome de Felipe Vassão, um dos idealizadores do projeto AmarElo, foi citado em uma das reuniões de negociação.
Após toda essa polêmica, a Bauducco decidiu cancelar a campanha publicitária, mas afirmou que continuará em contato com Duda Beat e Juliette Freire para futuros projetos.
Saiba mais sobre o projeto AmarElo
Em meio a um mundo que enfrenta desafios e transformações profundas, Emicida se destaca ao abraçar a sensibilidade em sua arte, assemelhando-se a alguém que compõe cartas de amor profundas e tocantes. AmarElo, seu projeto de estúdio mais recente, é uma demonstração eloquente dessa abordagem sentimental e introspectiva. Inspirado por um poema encantador de Paulo Leminski, que articula o amor como um vínculo mágico entre tonalidades distintas, o rapper paulista empreende uma jornada musical intrincada ao longo das 11 faixas do álbum.
AmarElo não é apenas um projeto musical; é uma tapeçaria rica e multifacetada de heranças, referências e nuances que são reflexos da vastidão e diversidade da música brasileira. Desde o lançamento de sua mixtape inaugural e aclamada, “Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida Até Que Eu Cheguei Longe” em 2009, Emicida tem mergulhado profundamente em um processo de aprendizado e evolução artística.
Com o rap como elemento central de seu trabalho, o artista tece uma simbiose harmoniosa entre o clássico e o moderno, resultando em uma criação inovadora que ele denomina de neo-samba. Este estilo distinto tem sido um catalisador, elevando Emicida ao reconhecimento e apreciação reservados aos grandes mestres da música.
AmarElo (Volume 1) foi meticulosamente produzido por Nave e faz sua estreia auspiciosa nas plataformas de música, sob o selo Laboratório Fantasma e distribuição pela renomada Sony Music. Cada faixa é uma exploração e celebração da humanidade em sua magnificência, um convite para olhar para além das adversidades e reconhecer a grandeza intrínseca que reside em cada ser humano.