BYD avança no Brasil e no mundo - Inteligency
Connect with us
Anúncio

Tecnologia

BYD avança no Brasil e no mundo

Publicado

em

Anúncio

A Build Your Dreams (BYD) tem caminho aberto para vir ao Brasil. Com a Ford oficialmente devolvendo sua fábrica em Camaçari, na Bahia, ao governo estadual na última quarta-feira (04), a montadora chinesa finalmente poderá executar seu projeto de produzir seus veículos em território brasileiro. Nesse sentido, essa devolutiva permite que a transição Ford-BYD ocorra sem entraves jurídicos.

A empresa pretende investir cerca de R$ 3 bilhões na construção de seu complexo. O objetivo é produzir principalmente carros elétricos, mas também alguns de seus insumos, uma vez que as instalações compreenderão também um centro de pesquisa e desenvolvimento.

Vale destacar que a BYD dará prioridade a fornecedores locais. Isso valerá tanto para peças quanto para serviços. Nesse sentido, a intenção é fomentar a atividade econômica na região, buscando fortalecer o desenvolvimento local.

Aliás, as marcas chinesas de veículos têm crescido no Brasil. A própria BYD é líder do mercado de elétricos em terras tupiniquins. Seu principal destaque é o Dolphin, que a princípio custa em torno de R$ 150 mil. Contudo, existem outros modelos de sucesso, como o sedan Han e o SUV Tan.

A montadora conseguiu, recentemente, obter um recorde de vendas em território nacional. Foram 603 veículos elétricos vendidos apenas em um sábado. Para comparar, todas as outras montadoras que trabalham com veículos elétricos por aqui venderam “apenas” 511 unidades durante todo o mês de agosto.

Advertisement

BYD é a quarta marca que mais vende carros em todo o mundo

Além dos projetos destinados às terras tupiniquins, a BYD também tem se destacado no cenário mundial. Segundo levantamento da TrendForce, a fabricante assumiu o quarto lugar mundial dentre as marcas que mais vendem carros. Ela passou a Ford, que também foi ultrapassada pela Hyundai – veja, ao fim deste artigo, o top 10.

A Toyota continua liderando esse mercado, com 9,8% do total de veículos vendidos. Em seguida, pode-se observar a Volkswagen, com 6,5%, e a Honda, com 4,9%. A BYD vem logo atrás, com 4,8% das vendas mundiais.

Essa nova posição foi possível graças ao mercado nacional da montadora chinesa, tendo quase 2 milhões de carros vendidos somente em agosto. Dessa maneira, ela lidera o mercado local com 12% das vendas. Entretanto, as exportações também têm crescido, chegando até mesmo ao mercado europeu. Foram mais de 150 mil veículos exportados apenas nos últimos 12 meses.

É importante notar que esse expressivo número de exportações tem preocupado tanto os fabricantes europeus quanto as suas respectivas autoridades. Alguns até desejam abrir investigação contra os subsídios que o governo chinês tem oferecido para baratear os produtos. Nesse sentido, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comentou:

“Os mercados globais estão agora inundados com carros elétricos mais baratos e os seus preços são mantidos artificialmente baixos por enormes subsídios estatais.”

Advertisement

BYD aparece 4 vezes no top 10 dos carros elétricos mais vendidos no mundo

De acordo com uma pesquisa efetuada pela Car News China, a BYD emplacou 04 veículos na lista dos carros elétricos mais vendidos mundialmente. A lista, obviamente liderada pela poderosa Tesla, mostra a força que a montadora chinesa tem adquirido. Seu modelo Dolphin, que em breve será fabricado no Brasil, ficou com o quarto lugar, com mais de 200 mil unidades vendidas. Veja a lista:

  1. Tesla Model Y – 747.500 unidades;
  2. Tesla Model 3 – 482.200 unidades;
  3. Wuling Hongguang Mini EV – 443.400 unidades;
  4. BYD Dolphin – 205.200 unidades;
  5. BYD Yuan Plus – 180.600 unidades;
  6. Volkswagen ID.4 – 175.600 unidades;
  7. BYD Qin – 163.400 unidades;
  8. Aion Y – 119.800 unidades;
  9. Aion S – 117.000 unidades;
  10. BYD Han – 116.500 unidades.

Vale pontuar que o Yuan Plus, na quinta posição, já está à venda em terras brasileiras. O Qin, em sétimo lugar, pode aparecer por aqui num futuro próximo.

Lista das 10 maiores vendedoras de carros do mundo (segundo a TrendForce)

  • Toyota: 9,8%;
  • Volkswagen: 6,5%;
  • Honda: 4,9%;
  • BYD: 4,8%;
  • Hyundai: 4,3%;
  • Ford: 4,2%;
  • Chevrolet: 4,0%;
  • Suzuki: 3,9%;
  • Kia: 3,5%;
  • Nissan: 3,3%.

Perguntas Interessantes sobre a BYD

A Ford acabou de devolver a fábrica em Camaçari, na Bahia. Isso afeta de alguma forma a BYD?

Sim, afeta diretamente. Com a devolução da fábrica pela Ford, a BYD, uma montadora chinesa, ganha o caminho livre para começar a produzir seus veículos elétricos no Brasil, mais especificamente naquele local.

Qual é o plano de investimento da BYD para essa nova empreitada?

A BYD planeja um investimento robusto de cerca de R$ 3 bilhões. Esse valor será aplicado na construção de um complexo industrial que vai produzir não só carros elétricos, mas também alguns dos seus insumos.

A chegada da BYD ao Brasil vai beneficiar a economia local de alguma forma?

Com certeza! A estratégia da BYD inclui dar prioridade aos fornecedores locais, tanto para peças quanto para serviços. Isso deve dar um impulso legal na economia da região, fomentando o desenvolvimento local.

E como está o mercado de veículos elétricos no Brasil? A BYD já tem uma presença marcante?

Sim, a BYD já é um nome forte no mercado brasileiro de elétricos. Eles lideram as vendas nessa categoria, com modelos de sucesso como o Dolphin, o Han e o Tan. O Dolphin, inclusive, tem um preço inicial em torno de R$ 150 mil.

Em relação às vendas globais de carros, como a BYD se posiciona?

A BYD está se saindo muito bem! Eles subiram para a quarta posição mundial entre as marcas que mais vendem carros, ultrapassando gigantes como a Ford.

Advertisement

Pra finalizar, vamos ao resumo: A BYD, uma grande montadora chinesa de carros elétricos, está pronta para expandir suas operações no Brasil, aproveitando a saída da Ford de sua fábrica em Camaçari, Bahia. Com um plano de investimento de R$ 3 bilhões, a empresa não só quer fabricar veículos elétricos, mas também dar um up na economia local, priorizando fornecedores da região. No Brasil, a BYD já é líder no segmento de elétricos, e no cenário mundial, a empresa acaba de conquistar a quarta posição em vendas globais, mostrando que tá com tudo!

História bem interessante sobre A BYD

Ah, sobre a BYD, tem uma história bem interessante que muita gente fora do círculo de entusiastas de carros elétricos e tecnologia talvez não conheça. Você sabia que a BYD, uma gigante chinesa no setor de veículos elétricos e baterias, começou de uma maneira bem diferente do que se poderia esperar de uma montadora de automóveis?

A BYD (que significa “Build Your Dreams”) foi fundada em 1995, mas não no setor automotivo. Ela começou como uma empresa de fabricação de baterias recarregáveis para celulares, e era tão boa nisso que rapidamente se tornou uma das maiores fornecedoras mundiais nesse mercado. Isso mesmo, antes de carros elétricos, a BYD estava fazendo baterias para telefones!

Mas aqui vem a parte mais fascinante: a entrada da BYD no mercado automotivo foi quase acidental. Em 2003, a empresa decidiu comprar a Tsinchuan Automobile Company, uma fabricante de automóveis que estava em dificuldades financeiras. Muitos na época viram essa movimentação como um passo estranho para uma empresa de baterias. No entanto, o fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, tinha uma visão. Ele queria combinar a expertise da empresa em baterias de alta tecnologia com a fabricação de veículos, apostando no futuro dos carros elétricos.

E essa aposta se mostrou incrivelmente acertada. Hoje, a BYD não é apenas uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, mas também uma líder em inovação na tecnologia de baterias, incluindo o desenvolvimento de baterias de fosfato de ferro-lítio, consideradas mais seguras e ambientalmente amigáveis do que as baterias de íon de lítio tradicionais.

Advertisement

O mais legal é que a BYD também está expandindo globalmente, não apenas vendendo carros, mas também ônibus elétricos, caminhões, e até trens monorail. Eles estão literalmente construindo os “sonhos” (como o nome sugere) de uma mobilidade mais sustentável e inovadora.

Essa história da BYD é um lembrete fascinante de como a visão de longo prazo, a capacidade de adaptação e a inovação constante podem levar uma empresa de um setor completamente diferente a se tornar uma líder mundial em uma nova indústria. E pensar que tudo começou com baterias de celular!

Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), gosto de escrever sobre Finanças, Negócios e Esportes.

Continue Reading
Advertisement
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *