Educação
Curso de Informática no Currículo: como colocar?
Será que existe alguma maneira correta de colocar curso de informatica no currículo? Veja abaixo o tutorial que criamos para te ajudar nessa tarefa.
Em muitos casos, o seu currículo é a primeira coisa que um gerente vai analisar para decidir sua contratação, portanto, é a primeira impressão que você vai transmitir. Por isso é importante investir tempo e esforço para desenvolver e manter um currículo sempre atualizado.
Pense em um currículo como “autopropaganda” que resume a sua experiência em uma página. Seu currículo é uma das peças mais importantes do seu pedido de emprego. Ele dá o gerente de contratação uma visão geral das qualificações você tem para o trabalho para o qual você está se candidatando.
Neste guia, nós lhe daremos informações sobre como colocar no currículo habilidades de informática, como fazê-las sobressair, e como organizá-las para o melhor impacto. Além disso, forneceremos algumas dicas para usar um modelo para criar seu currículo de forma rápida e eficiente!
Carta de apresentação PDF: Primeiro Emprego
Níveis de conhecimentos em informática para o currículo
Conhecimentos de informática para o currículo pode ser dividido em categorias e níveis de proficiência. Antes de discutir como colocar curso de informatica no currículo, vamos descobrir as categorias conhecimentos básicos de informática (incluindo pacote office) e avaliar o seu nível de proficiência.
Por que você gostaria de colocar habilidades de informática em seu curriculum vitae? Isto pode fazer uma grande diferença porque é uma indicação de que você está em dia com tudo no setor, além de dar mais peso ao seu currículo.
Categorias
A informática no currículo pode ser dividida em algumas categorias principais:
Digitação – O processo de escrever, geralmente usando um teclado.
Mouse – Navegar uma superfície bidimensional com um ponteiro.
Internet – Usando a rede para navegar e pesquisar.
Email – Usar o texto para se comunicar com outros usuários através da Internet usando um software de e-mail ou navegador.
Hardware – Os elementos físicos da tecnologia, incluindo teclados, cabos, monitores, e touchpads.
Sistemas operacionais – A parte fundamental que suporta todas as outras aplicações.
Word Processing – Usando um aplicativo de edição de texto, como o bloco de notas ou Word, para escrever e modificar texto.
Apresentações – Criação, apresentações visuais envolventes usando aplicativos como o PowerPoint.
Gráficas – Criação e manipulação de elementos visuais.
Multimídia – Usando som, imagens e vídeo para criar elementos multifacetados.
Planilhas e gráficos– o uso de aplicativos, como o Excel, para introduzir, editar, calcular e manipular números e de dados.
Bases de dados – Alimentar números e dados em um banco local.
Programação – Conhecer linguagens de programação para escrever, editar e manipular aplicações de software.
Níveis de conhecimento
A maneira de classificação mais utilizada no mercado de trabalho para avaliar suas habilidades de informática são: básico, intermediário e avançado. Vamos passar por cada uma destas categorias e vai dar exemplos de seu conhecimento esperado para cada.
Conhecimentos básicos de informática
Possuir conhecimentos básicas significa uma pequena habilidade e experiência com computadores, isso inclui uma compreensão básica de e-mail, edição de texto, gráficos e planilhas. Em um nível básico de proficiência, você deve ser capaz de:
- Escrever, modificar e editar texto utilizando uma aplicação de processamento de texto.
- Criar e formatar planilhas simples.
- Criar apresentações básicas.
- Sabe como encaminhar e-mail.
- Entender como pesquisar, avaliar resultados de pesquisa e informações de download na Internet.
Conhecimentos intermediários de informática
Já o conhecimento intermediário exige uma quantidade moderada de experiência com computadores, incluindo uma compreensão moderada de sistemas operacionais, edição de texto, gráficos, planilhas e bancos de dados. Se você está procurando colocar curso de informatica no currículo saiba que esse nível é o mais reconhecido. Em um nível intermediário de proficiência, você é capaz de:
- Entender os sistemas operacionais.
- Entender como usar flash drives e cartões de memória.
- Saber como inserir hiperlinks e tabelas em aplicativos de processamento de texto.
- Compreender como inserir links e vídeos em apresentações.
- Saber como usar CD, DVD e MP3 players.
- Modificar sua assinatura digital, reconhecer spam, classificar e reconhecer formatos de arquivo ao usar e-mail.
- Realizar triagem complexa, aplicando filtros, e utilizando diferentes pontos de vista sobre planilhas e bancos de dados.
Conhecimentos avançados de computador
O último nível de proficiência é conhecimentos de informática. Nesta fase, você será capaz de fazer edição complexa de texto, e-mail, internet, e planilhas. Você também vai começar a entender os princípios básicos de desenvolvimento de software e programação. Em um nível avançado de proficiência, você deve ser capaz de:
- Compreender os componentes de hardware e software de computador.
- Executar operações complexas, formatação e tabelas em aplicações de processamento de texto.
- Integrar elementos multimídia em apresentações.
- Criar listas de distribuição e transferências de arquivos avançados completos usando e-mail.
- Criar declarações, gráficos complexos, diagramas, e utilizar funções complexas como macros e PROCV em planilhas.
- Ter uma compreensão fundamental dos princípios e conceitos de programação.
[irp posts=”754″ name=”Como Pedir Emprego pelo Whatsapp”]
Exemplos para colocar curso de informática no currículo
Você pode colocar suas habilidades de informática no currículo destacando-as em sua seção de experiência profissional e habilidades, mas também é recomendável que você crie uma seção específica para suas habilidades de informática.
Aqui, veremos como colocar as habilidades de informática no currículo e que formatos você deve usar para destacar suas habilidades de informática, para que elas se destaquem em seu currículo e chamem a atenção dos recrutadores.
Veja abaixo os exemplos de como você pode adicionar cursos de informática ao seu currículo incluindo conhecimento no pacote office.
Exemplo 1
- Nome da instituição – Pacote office
- Nome da instituição – Navegação web
- Nome da instituição – Gestão de redes sociais
Exemplo 2
- Windows 7/8/10 (Nome da instituição – 2020)
- Operador linux (Nome da instituição – 2019)
- Pacote office básico (Nome da instituição – 2017)
Exemplo 3
- Operador de computador (windows 10)
- Pacote office 2019 (word, excel, power point)
- Photoshop (Cs6)
Exemplo 4
- Nome da instituição (2019) – Windows 10
- Nome da instituição (2017) -Design gráfico
- Nome da instituição (2016) – Manutenção de computadores
Exemplo 5
Habilidade para utilizar o Pacote Office 365 e Windows a partir da versão 7. Disposição para atuar no preenchimento de planilhas no Excel.
Alguns pontos para ficar de olho:
- Se você não tem experiência profissional, coloque sua seção de educação primeiro.
- Mencione seus cursos mais recentes primeiro.
- Se você possui um diploma universitário, não mencione o ensino médio.
Dicas para manter a aparência do currículo
- Uma página de comprimento. (Você só deve usar 2 páginas se realmente acreditar que isso agregará um valor significativo. Os gerentes de RH das grandes empresas recebem mais de 1.000 currículos por mês. Eles não vão gastar seu tempo precioso lendo a história de sua vida! Espaço em branco amplo, especialmente nas margens.)
- Fonte de fácil leitura. (Recomendamos seguir o que se destaca, mas não muito. Use fontes como: Ubuntu, Roboto, Overpass, etc.)
- Escolha o tamanho da fonte certo. (Escolha 11 ou 12 para texto normal e 14 ou 16 para títulos.)
- Como regra geral, salve seu currículo como PDF. O Word é uma alternativa popular, mas tem uma boa chance de atrapalhar a formatação do seu currículo.
- Existem muitas maneiras diferentes de organizar as informações em seu currículo, como cursos funcionais ou cursos combinados, mas uma boa e velha contagem regressiva (liste sua experiência mais recente primeiro) ainda é sua melhor escolha.
- Não centralize nada do seu texto. Mesmo os títulos das seções devem ser alinhados à esquerda. Isso melhora a legibilidade porque o olho retorna naturalmente para a margem esquerda quando está pronto para passar para a próxima linha de texto.
Onde fazer um curso de informática
Você está preocupado em não ter os cursos de informática necessários? Se for o caso saiba que há uma variedade de ferramentas para te ajudar.
Para as pessoas que desejam colocar curso de informática no currículo, a primeira opção é se inscrever em um curso ou escola local. Existem muitas escolas públicas que ensinam cursos básicos de informática gratuitamente, então procure encontrar esses locais. Se você está mais avançado, considere se matricular em um curso tecnólogo. Eles são mais baratos e requerem menos tempo do que uma graduação tradicional.
A segunda opção é usar uma plataforma online. Existem milhares de EADs de informática disponíveis, que vão desde vídeos do YouTube até plataformas de como Udemy. Mas é claro, você vai precisar ter dominado o nível básico de informática, como navegação na internet e digitação, antes que você possa chegar lá.
É importante lembrar que não existem regras fixas sobre como colocar cursos de informática em seu currículo. No final, você deve pensar na sua seção de cursos como uma oportunidade de se diferenciar um pouco dos outros candidatos.
A criação de um currículo não precisa ser um processo complicado. Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que a primeira impressão de você como funcionário pode muito bem ser feita com seu currículo. Os candidatos devem, portanto, gastar tempo – muito tempo – para criar um currículo impressionante e eficaz.
Tags: colocar informática, curso, como colocar cursos, pacote office,