Educação
5 Dinâmicas e Jogos DIVERTIDOS para Aulas de Inglês
Em breve, as aulas de inglês vão trazer um novo significado para sua turma: Aprendizagem divertida e sem estresse! Esse é exatamente o tipo de aprendizado que você verá quando utilizar dinâmicas para aula de inglês .
Deixar seus alunos soltos e se divertirem um pouco com o aprendizado deles é uma fórmula para o sucesso, crescimento e confiança.
Além disso, dinâmicas e jogos em inglês são essenciais para o ambiente de aprendizagem que você cria em sua sala de aula. Eles promovem diversão, entusiasmo, habilidades no idioma inglês e, acima de tudo, uma pausa bem-vinda da aula tradicional.
Neste artigo vamos apresentar a você cinco ideias de dinâmicas para aulas de inglês, onde seus alunospoderão aprender enquanto dão boas risadas.
Por que dinâmicas e jogos são essenciais para a sala de aula?
Dinâmicas e jogos são uma ótima maneira de tornar o aprendizado divertido para os alunos. Eles podem ser usados em qualquer área de assunto – de matemática ou ciências a inglês ou história – para tornar o material mais envolvente. Também foi demonstrado que os alunos que jogam em sala de aula têm uma melhor compreensão do material do que aqueles que não jogam.
Promova a comunicação. A ênfase na comunicação e colaboração também está presente em planos de aula bem desenvolvidos. Seus alunos querem aprender inglês para conversar com outras pessoas. As dinâmicas de grupo são um formato excepcional para esse objetivo de aprendizado específico. Eles vão aprender os conteúdos que você implementa e, ao mesmo tempo, aproveitar a companhia e criar laços de amizades com seus colegas.
Desenvolva habilidades sociais. Os alunos têm a oportunidade de aprender vocabulário, gramática, pronúncia, leitura, expressões em inglês, conversação e colaboração durante as dinâmicas. Seus alunos aprenderão sem sentir que estão aprendendo, e esses jogos geralmente envolvem ação e uso prático do inglês.
Construa confiança e livre-se da tensão. As dinâmicas também são essenciais para criar uma atmosfera livre de estresse para seus alunos aprenderem. Com livros didáticos fechados e grupos formados, o estresse do aprendizado se espalha pela turma.
Quando o estresse é removido da equação, a confiança individual pode começar a florescer em cada um de seus alunos. Muitos aspectos do aprendizado do inglês giram em torno da confiança e sem ela, a maioria dos alunos nunca pronunciaria uma palavra.
Leia também: Como dar aulas de inglês na internet
5 dinâmicas de grupo para aulas de inglês
Elimine o estresse e traga diversão para seus alunos, a atividade em sala de aula que promove a aprendizagem e confiança são ingredientes vitais para dinâmicas maravilhosas. Vamos ver alguns favoritos de alunos e professores que você pode adicionar ao seu plano de aula semanal.
Pirâmide de um milhão de dólares
Este jogo promove comunicação, colaboração, escuta e expressão inglesa enquanto os estudantes correm para obter o máximo de palavras que puderem. Você precisará de preparação para este jogo e precisará de um retroprojetor ou um projetor conectado ao seu computador. Você criará 10 categorias com cinco palavras relacionadas a cada categoria.
Aqui estão algumas categorias de exemplo:
- Palavras que começam com C: car, cow, candle, couch, castle
- Cores: yellow, red, green, orange
- Objetos: table, knife, pen, computer, pants
Depois de criar suas 10 categorias com cinco palavras para cada, você pode colocá-las em um programa de apresentação (como o PowerPoint) para tornar o jogo ainda mais simples.
Divida seus alunos em duas equipes e coloque duas cadeiras entre as equipes. Uma cadeira estará voltada para a tela projetada e a outra cadeira estará voltada para longe da tela. Dois jogadores de uma equipe participarão em um turno.
Veja como funciona:
- O aluno de frente para a tela (vamos chamá-lo de “Jonas“) dirá ao seu companheiro de equipe,
Daniel, três tópicos que eles podem escolher. - Daniel, o que está de costas para a tela do projetor, escolherá um tópico. O Jonas agora poderá ver as cinco palavras para esse tópico específico na tela.
- Jonas tentará fazer com que o Daniel adivinhe a primeira palavra da lista, descrevendo-a com palavras isoladas – não frases completas.
- O Jonas pode usar qualquer palavra de que goste, desde que não seja a palavra alvo. Depois que Daniel adivinhou a primeira palavra, Jonas começará a descrever a segunda palavra e assim por diante. Eles têm um minuto para obter o máximo de cinco palavras possíveis.
- As equipes recebem valores monetários (dinheiro fictício) para cada palavra certa e duas equipes se revezam para continuar descrevendo e adivinhando. A primeira equipe a terminar ganha $ 1 milhão.
Buster Frase Balloon
Esta dinâmica é perfeita para construção de vocabulário, estrutura gramatical e sentenças com um boom adicionado! Para se preparar, você criará frases curtas no papel e depois cortará as frases, separando-as em palavras ou pequenos agrupamentos de palavras da frase.
Exemplo
- Frase original: i got a bike
- Frase cortada: [i got] [a bike]
Mas não os misture! Você vai querer manter as partes de uma frase juntas em uma pilha para a próxima etapa.
Depois que tudo estiver separado, coloque cada um em um balão, preencha com ar e amarre-o. Este jogo funciona melhor se você coordenar cor seus balões para cada grupo de quatro alunos. Por exemplo, o grupo um terá balões vermelhos e o grupo dois terá balões verdes.
Será necessário que cada grupo tenha uma frase completa. Se cada grupo vai ter uma frase diferente ou a mesma é você que decide.
Veja como funciona:
- Uma vez que os grupos são formados, distribua seus balões coordenados por cores.
- Peça aos alunos que mantenham os balões no chão enquanto estão a poucos metros de distância. Quando você disser “vai”, eles pegarão um balão e tentarão estourar apenas com os cotovelos ou joelhos.
- Uma vez que os alunos estouram um balão, eles começarão a juntar a frase.
- O primeiro grupo a obter a sentença correta ganha.
Também é divertido colocar algumas palavras em balões que não se relacionam com a sentença desejada – embora, neste caso, informe seus alunos que haverá palavras extras. Isso criará uma oportunidade para os alunos colaborarem mais ao unirem o quebra-cabeça da sentença.
Proverbs Party
Os ditados populares costumam ser usados em inglês, e são uma maneira divertida de começar a implementar frases, verbos frasais e expressões idiomáticas nos vocabulários de seus alunos. Esta dinâmica para aula de inglês promove a escuta, o pensamento rápido, a estrutura das frases, a colaboração e a comunicação.
Para preparar a lição do seu ditado, você precisará de uma lista de 10 ditados populares e uma grande pilha de papel cortado em fichas de 4x6cm. Escreva a primeira metade de cada ditado em um lado do cartão e a segunda metade no outro lado. É uma boa ideia separar os dois lados por cor. Por exemplo, a primeira parte do ditado escrito com caneta vermelha e a segunda parte em azul.
Isso manterá as coisas organizadas conforme seus alunos começarem a jogar cartas.
Você precisará de dois a quatro baralhos desses ditados, dependendo de quantos grupos você terá. Recomenda-se ter de dois a seis alunos por grupo, dependendo do tamanho da turma.
Veja como funciona:
- Separe seus alunos em grupos. Um número ideal de um grupo com 4 alunos.
- Uma vez que seus alunos estão em grupos, dê-lhes um baralho de 10-20 ditados, projetados como mencionado acima. Todas as cartas devem ter a segunda parte do ditado voltada para cima (escrita de cor azul).
- Usando sua lista mestra de ditados populares, diga a primeira parte do primeiro ditado em voz alta.
Os estudantes devem trabalhar juntos em seus grupos para escolher o final correto. Eles vão virar os cartões até encontrarem o caminho certo. - O primeiro grupo a obter o cartão correto ganha um ponto. O jogo continuará da mesma forma divertida até que o tempo da aula acabe ou todos os ditados tenham terminado. O time com mais pontos ganha.
Verb boat race
O verb boat race é uma dinâmicas para aula de inglês emocionante que envolve a conexão de pronomes subjetivos com verbos. As habilidades que este jogo promove são escrita, colaboração, leitura e rápida expressão em inglês, à medida que os grupos correm abaixo da linha, combinando pronomes de sujeito com verbos.
Você precisará apenas de um lápis e papel para cada grupo neste jogo. Essa atividade é melhor se as mesas forem removidas e os alunos puderem se sentar no chão, mudando o ambiente da sala de aula de uma forma empolgante.
Veja como funciona:
- Separe sua turma em grupos de cinco ou seis alunos por grupo. Os alunos devem sentar no chão em fila, com cada aluno tendo um local designado.
- O primeiro aluno da fila de cada grupo terá um lápis e papel. Para começar, diga um verbo familiar aos seus alunos, talvez um verbo que você tenha passado recentemente juntos.
- Uma vez que o primeiro aluno ouve o verbo, ele escreverá um pronome sujeito com o verbo. Por exemplo, se você disser “correr”, o primeiro aluno poderá escrever “eu corro” no papel.
- Depois de escrever, o primeiro aluno passa o papel para o próximo aluno na fila. Este aluno escreverá um pronome sujeito diferente, combinando com o verbo – em qualquer tempo. Por exemplo, “ela correu”.
Depois que todos os alunos tiverem escrito o pronome do sujeito com o verbo alvo, o último aluno da fila se levanta e copia todas as respostas no quadro. - A primeira equipe a completar todas as tarefas ganha. É ótimo mover a ordem da linha, dando a cada aluno uma chance de escrever no quadro.
Para tornar o jogo mais desafiador, uma variação seria atribuir um tempo verbal específico que deve ser usado.
Vinte perguntas
Este jogo é um verdadeiro prazer para os estudantes, desenvolve o rápido pensamento, a ação, o formato de perguntas e respostas em inglês, a fala, a comunicação e a audição. É empolgante e pode ser bastante desafiador até mesmo para os alunos mais estudiosos.
Antes de começar, crie algumas categorias para os seus alunos escolherem. Algumas categorias de exemplo que funcionam bem são vegetais, animais e características da terra. Seus alunos terão 20 perguntas para adivinhar o nome correto que o aluno está pensando.
Veja como funciona:
- Divida sua turma em duas equipes. Peça a um aluno da equipe A que escolha uma categoria e escolha secretamente um item que pertença a essa categoria. Esta é a palavra que a equipe B terá que adivinhar em 20 perguntas.
- Recomenda-se que um aluno da equipe A anote a palavra e a mostre com antecedência, para que você possa decidir se é uma escolha apropriada (um substantivo comum que foi discutido em aula ou que é muito familiar para a turma).
- Alunos da equipe B agora começam a fazer perguntas de sim-ou-não uma de cada vez, para adivinhar o item.
- Se a resposta a uma pergunta for sim, esse mesmo aluno poderá fazer outra pergunta. Se a resposta for não, o próximo aluno da equipe B fará uma pergunta.
- Certifique-se também de alternar os alunos que respondem à pergunta da equipe A para incentivar a participação.
- Se a resposta não for adivinhada em 20 questões, nenhum ponto será dado. Depois que a equipe B terminar, eles escolherão uma categoria e um substantivo, que a equipe A tentará adivinhar em 20 perguntas ou menos.
As dinâmicas e jogos em inglês são uma maneira excepcional de eliminar o estresse que pode surgir do aprendizado de um novo idioma, ao mesmo tempo em que promove habilidades divertidas e vitais.
Estes cinco excelentes jogos e dinâmicas para aula de inglês promovem a coesão e a comunicação do grupo, e realmente divertem-se a aprender novas palavras, frases, ditados e muito mais.
Neste artigo nós trouxemos várias ideias de jogos e dinâmicas para aulas de inglês. Use esses jogos com seus alunos hoje para oferecer habilidades práticas de inglês de que eles precisarão na vida real, enquanto faz uma pausa muito bem-vinda na rotina da sala de aula!