Negócios em alta: oportunidades lucrativas para empreender em 2024 - Inteligency
Connect with us
Anúncio

Economia

Negócios em alta: oportunidades lucrativas para empreender em 2024

Publicado

em

Confira os negócios em alta para 2024
Anúncio

Caso você possua um espírito empreendedor, saiba que existem alguns negócios em alta para o próximo ano. Aliás, você não está sozinho: segundo informações divulgadas pelo Sebrae, cerca de 60% dos brasileiros sonhavam em abrir um negócio em 2022. Esse dado reflete o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil a partir da pandemia. Isso porque o surto de Covid-19 gerou demissões em massa, e muitos desses trabalhadores demitidos partiram para a abertura de seus próprios empreendimentos.

Diante desse contexto, fizemos uma lista com 05 negócios em alta para 2024, a fim de que você se identifique com algum. São ideias que se baseiam nas principais novidades do mercado e em conceitos cada vez mais corriqueiros em nossa realidade. Desse modo, leia cada tópico atentamente, reflita sobre a sua situação e busque aprofundar-se na área escolhida.

01 – Sustentabilidade e energias renováveis

Devido à crescente preocupação com as mudanças climáticas, empreendimentos relacionados à sustentabilidade estão cada vez mais em foco. Desse jeito, trabalhos com energias renováveis (como a solar), reciclagem e agricultura sustentável podem ser uma ótima alternativa para os inovadores de plantão. Ademais, ideias como embalagens ecológicas e produção de materiais de construção sustentáveis também se enquadram nesse nicho.

02 – Blockchain

Tecnologia progressivamente utilizada em diversas indústrias (como a tecnológica e a de pagamentos). Além disso, a blockchain também é usada no universo das criptomoedas, tendo se popularizado através do crescimento obtido pelo Bitcoin. Com isso, quem se especializar no assunto e conseguir ofertar serviços relacionados a essa tecnologia – como soluções de rastreamento de cadeia de suprimentos e carteiras de criptomoedas – pode destacar-se enormemente nos próximos meses.

03 – Educação online

A educação a distância tem crescido ano após ano, principalmente por causa da evolução tecnológica que presenciamos na última década. Nesse sentido, é muito fácil encontrar canais no YouTube que ensinam as mais diversas disciplinas. Dessa maneira, se você for capaz de oferecer cursos online e tutorias de excelência, por exemplo, provavelmente haverá uma demanda significativa para suas habilidades.

Advertisement

04 – Alimentos e bebidas saudáveis

Os cuidados com o bem-estar pessoal estão em voga no Brasil há algum tempo. Com isso, a busca por alimentos e bebidas mais saudáveis cresceu consideravelmente. Assim sendo, existem várias ideias de empreendimentos que podem “decolar” nesse nicho: alimentos orgânicos, refeições prontas saudáveis, lojas de produtos naturais, food trucks especializados em comida vegetariana, entre muitas outras.

05 – Serviços de assistência aos idosos

Segundo algumas estimativas, nosso país contará com a sexta população mais idosa do mundo em 2025. Com o envelhecimento das pessoas, a demanda por serviços que atendam às necessidades dos mais velhos está em crescimento. Desse modo, atividades voltadas aos cuidados de saúde em casa, ao transporte adaptado e às soluções para melhorar a qualidade de vida dos idosos podem ser uma excelente opção para quem deseja empreender em 2024.

Esses negócios em alta são garantia de sucesso?

Não! Lembre-se de que o sucesso em qualquer empreendimento exige um planejamento cuidadoso, pesquisa de mercado e avaliação das necessidades do público-alvo. Além disso, após a abertura de seu negócio, é importante estar sempre a par das maiores novidades do segmento em que se atua. Por fim, não se esqueça de realizar uma boa gestão financeira de sua empresa: para sua sorte, temos um artigo sobre isso prontinho para você – basta clicar aqui!

Qual é a vibe dos negócios em alta para 2024 segundo o Sebrae?

Sabe aquela onda empreendedora que pegou muita gente depois da tempestade da pandemia? Então, parece que a galera tá querendo mesmo investir em novos negócios e o Sebrae jogou na roda que cerca de 60% dos brasileiros em 2022 estavam nessa de querer abrir seu próprio canto. E, olha, os ramos que estão bombando são bem os caras da inovação, tipo sustentabilidade, blockchain e até a boa e velha educação, mas tudo com um toque moderno, claro.

Advertisement

O negócio de sustentabilidade e energias renováveis tá como?

Ó, tá que tá! A galera tá cada vez mais ligada em cuidar do nosso planetinha, então o que tá pegando são esses empreendimentos que pensam verde. Energia solar, reciclagem, essas coisas todas. E não para por aí não, tem até embalagem eco-friendly e material de construção que não pesa na consciência ambiental.

Blockchain é só sobre criptomoedas ou tem mais jogo aí?

Olha só, blockchain é aquela tecnologia que tá fazendo a cabeça e o bolso de muita gente, e não é só no mundo das criptomoedas, não! A parada é tão versátil que tá dando as caras até no rastreamento de cadeia de suprimentos. Quem se jogar nessa e entender do riscado, pode arrebentar no mercado.

E essa história de educação online, tá rendendo?

Advertisement

Ah, tá bombando! Com a tecnologia voando, a educação a distância decolou junto. Tá cheio de canal por aí ensinando de tudo quanto é coisa. Se tu manja dos paranauês e consegue montar um curso online da hora, pode crer que não vai faltar aluno querendo aprender.

No quesito comida, o que tá rolando de bom?

Comida e bebida saudável, meu caro! O pessoal tá cada vez mais de olho no que põe no prato. Então, se você saca das comidas orgânicas, das refeições prontas que não pesam na consciência nem na balança, ou até de um food truck vegetariano descolado, tá com tudo pra brilhar.

Serviços para a galera da melhor idade são uma boa pedida?

Com certeza! O Brasil tá envelhecendo e, com isso, tá crescendo a procura por serviços top para os mais experientes. Então, se tu tem o dom de cuidar da saúde dos vovôs e das vovós, de levar a galera pra passear ou de fazer a vida deles mais confortável, se joga que o futuro é teu!

Advertisement

E aí, só sucesso garantido nesses ramos?

Não é bem assim, né? Mesmo essas ideias estando no auge, tem que ralar. Planejamento, conhecer bem o mercado e ter uma gestão de dinheiro na ponta do lápis são essenciais. Ah, e nada de atirar para todo lado! Escolhe uma área que tu curte e vai fundo sem medo de ser feliz.

Pra fechar nosso papo de hoje, essas ideias são como um cardápio de oportunidades: tem pra todos os gostos e habilidades. O segredo é escolher o prato que mais combina contigo e prepará-lo com todo o carinho. Agora, manda ver e depois me conta como foi! E não esquece de dar aquele alô nos comentários, tá? Quero ver o que tu achou e se tem alguma ideia para dar um upgrade nesses planos todos. Ah, e fica ligado nas nossas redes sociais e no portal para mais novidades quentinhas do mundo do empreendedorismo. Bora lá fazer acontecer!

Enfim, saiba também que não é adequado, a princípio, “tentar a sorte” em mais de um desses negócios em alta. Na verdade, procure identificar uma área que se alinhe com seus interesses e habilidades, a fim de não se lamentar, durante sua jornada, por fazer algo do qual não goste.

Esperamos que você tenha sucesso em suas escolhas!

Advertisement

Se você gostou dessa matéria, deixe seu comentário! Se não gostou, comente também, inclusive sugerindo novas ideias e aperfeiçoamentos para os nossos textos.

Não se esqueça de seguir nossas páginas no Instagram e no Facebook! Visite também o nosso portal, onde você poderá acompanhar os assuntos mais comentados atualmente.