O que são ERPs e quais são os mais usados? - Inteligency
Connect with us
Anúncio

Economia

O que são ERPs e quais são os mais usados?

Publicado

em

Descubra quais são os ERPs mais usados
Anúncio

Você já ouviu ou leu algo sobre ERPs? Viu essa sigla em algum lugar, porém não se atentou para o seu significado? Saiba, então, que essas letras representam um instrumento de gestão indispensável a qualquer empresa que deseja organizar-se de forma consistente. Sendo assim, você verá, nas próximas linhas, o significado exato dessa sigla e também quais são os ERPs mais utilizados em nosso país. Boa leitura!

Afinal, o que são ERPs?

ERP corresponde a Enterprise Resourcing Planning – com a tradução, Planejamento de Recursos da Empresa. Nesse sentido, é um software que armazena e sistematiza todas as informações de um empreendimento, permitindo, assim, uma gestão empresarial de qualidade. Para tanto, o sistema reúne dados de todos os setores da companhia e automatiza os principais procedimentos de cada um deles. Com isso, essas rotinas se tornam mais práticas, rápidas e menos sensíveis a erros.

Quais são os benefícios que esses softwares oferecem?

Primeiramente, vale destacar que o ERP não é um sistema “geralzão”, cheio de telas e abas confusas. Pelo contrário: o software é desenvolvido com o objetivo de adaptar-se plenamente às atividades praticadas pela empresa. Dessa forma, a comunicação entre cada área da organização se torna muito mais rápida e assertiva. Além disso, existem vários outros benefícios, tais como:

  • Dados mais verossímeis;
  • Incremento na produtividade, uma vez que as informações são compartilhadas entre cada setor;
  • Diminuição de erros e, consequentemente, de riscos;
  • Redução de custos e de tempo dispensado a burocracias rotineiras;
  • Gestão simplificada de impostos;
  • Maior proteção a dados relevantes.

Evidentemente, há ainda muitas outras coisas para citar, como a modernidade e a flexibilidade geradas pelas funcionalidades do sistema. Entretanto, por agora, o que importa é ter a correta noção sobre como essa ferramenta pode revolucionar a performance de um negócio.

E quais são os ERPs mais utilizados no Brasil?

Conforme estudo efetuado pela Capterra em 2019, mais de 40% das empresas com até 250 funcionários localizadas em nosso país fazem uso de um ERP. Desse modo, vale divulgar os principais softwares utilizados em território brasileiro:

  • SAP: sistema desenvolvido pela gigante alemã de mesmo nome. É um dos mais conhecidos em todo o mundo, destacando-se principalmente pela segurança dos dados e pelas recorrentes atualizações. Ademais, é ideal para gestão de produção, vendas, pessoas, finanças, etc.;
  • Totvs: ERP que leva o nome da empresa brasileira que o criou. Seu grande diferencial é a possibilidade de adicionar novas funções ao sistema, de acordo com o crescimento e consequente necessidade da organização que o adquiriu. Dessa maneira, consegue satisfazer clientes de tamanhos distintos. Além disso, outro ponto que chama a atenção é o exame e a estimativa do ROI (Retorno Sobre o Investimento), métrica comumente visada por investidores;
  • Omie: devido à ótima funcionalidade de sua gestão financeira, é fortemente recomendado para pequenos e médios empreendedores. Ele também é conhecido pela automação de rotinas contábeis, como emissão de notas fiscais, cálculo de faturamento, entre outros;
  • Sankhya: o ERP da empresa homônima incorpora o conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform). E o que isso significa? O sistema aprende com o usuário, guiando-o até as melhores práticas de gestão.

Conclusão

Lembre-se de que usar um ERP pode ser um fator decisivo para o sucesso de um negócio. Nesse sentido, isso resulta em uma diferença gigantesca na rotina de trabalho, a qual se torna muito mais produtiva. Contudo, é preciso que a empresa faça uma avaliação sobre suas principais necessidades, a fim de contratar um sistema que se adeque à sua realidade. Sendo assim, a tendência é que a situação transcorra da melhor maneira possível, fazendo com que o êxito empresarial seja muito mais factível!

 

Advertisement

Se você gostou dessa matéria, deixe seu comentário! Se não gostou, comente também, inclusive sugerindo novas ideias e aperfeiçoamentos para os nossos textos.

Não se esqueça de seguir nossas páginas no Instagram e no Facebook! Visite também o nosso portal, onde você poderá acompanhar os assuntos mais comentados atualmente.

Continue Reading
Advertisement
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *