Perdeu o Enem? Reaplicação do Enem em Dezembro: Oportunidade para Alunos Prejudicados - Inteligency
Connect with us
Anúncio

Educação

Perdeu o Enem? Reaplicação do Enem em Dezembro: Oportunidade para Alunos Prejudicados

Publicado

em

Perdeu o Enem? Reaplicação do Enem em Dezembro: Oportunidade para Alunos Prejudicados
Anúncio

Perdeu o Enem? Não se desespere! O candidato que não fez o Enem 2023 no primeiro dia por um motivo válido, como doença contagiosa comprovada ou problemas de logística, poderá pedir para fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro. Além disso, quem teve problemas de organização no local de prova também terá a mesma oportunidade.

Quais são as doenças que garantem a segunda oportunidade para fazer o Enem?

Confira a lista a seguir:

  • Tuberculose
  • Coqueluche
  • Difteria
  • Doença invasiva por Haemophilus influenzae
  • Doença meningocócica e outras meningites
  • Varíola
  • Varíola dos macacos (monkeypox, mpox)
  • Influenza humana A e B
  • Poliomielite por poliovírus selvagem
  • Sarampo
  • Rubéola
  • Varicela
  • Covid-19

Sobre os problemas logísticos

Caso o candidato enfrente problemas logísticos no primeiro dia da prova, ele poderá pedir para fazer a prova novamente. O edital informa que, se o participante tiver dificuldades devido a problemas logísticos, ele deve comparecer ao segundo dia de aplicação e poderá solicitar a repetição do exame do primeiro dia.

Ademais, conforme o edital, problemas logísticos são situações como desastres naturais que afetem a infraestrutura do local de aplicação do exame, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova por falta de luz natural, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que precisa de leitor de tela, ou erros no procedimento de aplicação que causem prejuízo comprovado ao participante.

Veja também: Qual é o concurso mais fácil de passar? Descubra aqui e mais Estratégias para Concursos

Como pedir a reaplicação do Enem?

Para pedir a reaplicação do exame, o candidato deve acessar a Página do Participante e fazer o pedido até o dia 17 de novembro. O Inep irá analisar cada solicitação individualmente.

Advertisement

Contudo, conforme o Inep, para avaliar a possibilidade de reaplicação, o candidato precisa enviar um documento legível que prove a doença no momento da solicitação.

O documento deve conter o nome completo do candidato, o diagnóstico da condição com a descrição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). Também deve conter a assinatura e identificação do profissional competente com seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério da Saúde (RMS) ou órgão competente, juntamente com a data do atendimento.

Candidatos prejudicados por locais de prova muito distantes também terão direito à reaplicação

No dia 30 de outubro, o Inep anunciou que os cerca de 50 mil candidatos do Enem 2023 que teriam que se deslocar mais de 30 km de suas casas para fazer a prova terão a opção de participar em uma data diferente, se desejarem. Essas novas datas serão os dias 12 e 13 de dezembro, e os locais ainda serão informados.

Desde que os locais de prova foram divulgados em 24 de outubro, muitos estudantes têm reclamado nas redes sociais. Assim, para os alunos afetados, o Inep disponibilizará uma seção específica na Página do Participante, onde eles poderão solicitar a participação no Enem na nova data. O sistema irá analisar as informações no período de 13 a 17 de novembro.

Ademais, o ministro da Educação, Camilo Santana, assegurou que ninguém que esteja nessa situação será prejudicado.

Advertisement

Primeiro dia de provas do Enem

No primeiro dia do Enem, que aconteceu no domingo (5/11), os candidatos enfrentaram duas provas com 45 perguntas de múltipla escolha cada, uma de linguagens e outra de ciências humanas. Eles também tiveram que escrever uma redação sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Na prova de linguagens, os participantes responderam a perguntas de língua estrangeira, podendo escolher entre inglês ou espanhol. Tinham um total de cinco horas e trinta minutos para concluir as provas, e a taxa de ausência foi de 28,1%.

Por fim, as provas de ciências da natureza e exatas acontecerão no próximo domingo (12/11). O gabarito completo do exame será divulgado em 24/11, e os resultados oficiais estão previstos para 16 de janeiro de 2024.

1. Quais são as doenças que garantem a oportunidade de fazer o Enem em dezembro?

  • As doenças que garantem a oportunidade de fazer o Enem em dezembro incluem tuberculose, coqueluche, difteria, entre outras, conforme mencionado no artigo.

2. O que é necessário para solicitar a reaplicação do Enem devido a doença?

  • Para solicitar a reaplicação devido a doença, o candidato deve enviar um documento legível que comprove o diagnóstico da condição, incluindo o nome do candidato, descrição da condição, CID 10, assinatura e identificação do profissional de saúde competente, junto com a data do atendimento.

3. Quem tem direito à reaplicação do Enem devido a problemas logísticos?

  • Candidatos que enfrentaram problemas logísticos, como desastres naturais afetando o local de prova, falta de energia elétrica que prejudicou a visibilidade da prova, falhas no dispositivo eletrônico fornecido, ou erros no procedimento de aplicação que causaram prejuízo comprovado, têm direito à reaplicação.

4. Como os candidatos afetados por locais de prova muito distantes podem solicitar a reaplicação?

  • Os candidatos afetados por locais de prova muito distantes terão uma seção específica na Página do Participante para solicitar a participação em uma data diferente. O sistema analisará as informações durante um período específico.

5. Qual é a data prevista para a divulgação dos resultados oficiais do Enem 2023?

  • A data prevista para a divulgação dos resultados oficiais do Enem 2023 é 16 de janeiro de 2024.

O artigo informa que candidatos que não puderam fazer o Enem 2023 no primeiro dia devido a doenças contagiosas ou problemas logísticos têm a oportunidade de fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro. O texto também lista as doenças que garantem essa chance e descreve como os candidatos afetados por locais de prova muito distantes podem solicitar a reaplicação. Os resultados oficiais do Enem serão divulgados em janeiro de 2024. Deixe sua opinião e siga as redes sociais para mais informações.

E aí, você fez o Enem? O que achou das provas? E o tema da redação? Conta pra nós nos comentários!

Advertisement

E não esqueça de nos seguir nas redes sociais!

Confira também: Não Seja Eliminado! As Regras do Enem que Todo Candidato Precisa Saber

Continue Reading
Advertisement
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *