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Economia

Saiba o que é o Google Meu Negócio

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Você tem um comércio e gostaria de que ele se tornasse mais conhecido? Caso você tenha um, sua resposta provavelmente foi positiva. E há uma maneira de conseguir isso: através do Google Meu Negócio (GMN). Aliás, ele recentemente foi renomeado: agora se chama Google Perfil da Empresa, refletindo o intuito dessa ferramenta. Para fins desse artigo, usaremos o primeiro nome citado ao longo do texto.

Primeiramente, vale definir que o Google Meu Negócio é uma espécie de cadastro online da sua empresa. Ele lhe permite cadastrar os mais diversos dados do seu estabelecimento, como nome, endereço, horário de funcionamento, telefone, entre outros. Ademais, a ferramenta permite que clientes que conheçam/visitam seu comércio possam avaliá-lo. Tais avaliações são úteis, aliás, para que novos clientes se sintam atraídos.

A ferramenta foi lançada em 2014, tornando-se de grande valia para o marketing digital de negócios locais. Isso porque ela permite que o Google mostre estabelecimentos relacionados a pesquisas efetuadas no buscador. Inclusive, se o cadastro conter o endereço da empresa, o Google Maps exibirá o local exato dela, facilitando até o planejamento para deslocar-se até lá.

As vantagens de aderir ao Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é semelhante a um cartão de visitas da sua empresa. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para tornar seu estabelecimento visível para milhares de pessoas ao mesmo tempo. Nesse sentido, sabe-se que a internet é, atualmente, o principal canal de divulgação e propaganda. E é por causa disso que o GMN tem conquistado cada vez mais espaço entre os que tentam usufruir do marketing digital.

Diante disso, já é possível ter uma ótima noção das vantagens proporcionadas por essa ferramenta do Google. Todavia, vamos discutir algumas delas com mais detalhes abaixo:

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  • Promover sua empresa no Google: como se sabe, o Google é o buscador mais utilizado no mundo. Sendo assim, ter sua empresa cadastrada – e possivelmente destacada – nele é muito importante para promover seu comércio. É praticamente uma garantia de visibilidade e prestígio, ainda mais se for logo nas primeiras posições de pesquisa;
  • Atrair clientes: se o seu negócio aparecer no Google após uma pesquisa, isso certamente chamará a atenção de quem pesquisou. Ademais, os dados cadastrados, como localização e horários, ajudam a despertar ainda mais interesse nos clientes, já que permitem que estes tenham maiores informações para planejar uma visita ao local;
  • Facilita o SEO local: praticamente um terço das pesquisas efetuadas no Google estão relacionadas a negócios locais. Portanto, quando alguém pesquisa “restaurantes perto de mim” ou coisas semelhantes, é fundamental que sua empresa apareça nos resultados, e para que isso aconteça, é necessário que você efetue seu cadastro no Google Meu Negócio;
  • Possibilita avaliações de clientes: esse benefício é importantíssimo. Nos dias atuais, muitas pessoas se baseiam na opinião de outras para aderirem a um serviço ou comprarem um produto. Diante disso, o GMN permite que clientes avaliem seu estabelecimento, oferecendo, assim, uma boa perspectiva a outros potenciais compradores;
  • Sem custos: como o próprio buscador do Google, o Meu Negócio também não onera o seu bolso. Ou seja, você não terá custo algum para utilizar essa ferramenta e, assim, promover sua empresa. Obviamente, existem soluções que são pagas, as quais também podem ser usadas, oferecendo até um retorno mais rápido, mas para quem está começando e/ou não tem muitas condições, o GMN é uma ótima alternativa.

Enfim, pode-se perceber que o Google Meu Negócio é uma excelente funcionalidade do maior buscador do mundo, podendo ser facilmente utilizada para aumentar a visibilidade do seu comércio. É também uma grande chance de atrair clientes e consolidar o seu negócio, principalmente de forma local.

Por que é importante cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio?

Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é essencial porque transforma o buscador em uma vitrine para o seu comércio. Isso coloca seu negócio em destaque quando as pessoas procuram por serviços ou produtos que você oferece, aumentando a visibilidade e a chance de atrair mais clientes.

Como o Google Meu Negócio ajuda a atrair clientes?

Quando seu negócio aparece no Google, especialmente em pesquisas locais, ele chama a atenção de quem está procurando por algo que você oferece. Informações como localização e horário de funcionamento são facilmente acessíveis, o que pode motivar os clientes a visitarem seu estabelecimento.

O que é SEO local e como o Google Meu Negócio influencia nisso?

SEO local refere-se à otimização de sua presença online para aparecer em pesquisas relacionadas à sua área geográfica. O Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa para isso, pois ajuda seu comércio a aparecer em pesquisas como “restaurantes perto de mim”, o que é crucial para ser encontrado por clientes locais.

Qual a importância das avaliações de clientes no Google Meu Negócio?

As avaliações são fundamentais hoje em dia; muitas pessoas confiam nelas tanto quanto em recomendações pessoais. No Google Meu Negócio, clientes satisfeitos podem deixar avaliações positivas, o que pode influenciar outros potenciais clientes a escolherem seu estabelecimento.

Existe algum custo para utilizar o Google Meu Negócio?

Não, essa é a beleza do Google Meu Negócio! É uma ferramenta gratuita que permite a promoção do seu comércio sem custos adicionais. Claro, existem serviços pagos que podem acelerar o retorno, mas para quem está começando ou tem um orçamento limitado, é uma excelente opção.

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Pra finalizar, vamos ao resumo:

O Google Meu Negócio, agora chamado Google Perfil da Empresa, é uma ferramenta gratuita e poderosa que serve como um cartão de visitas online para o seu comércio. É praticamente indispensável para quem quer aumentar a visibilidade, atrair mais clientes e fortalecer sua presença no mercado local. Além disso, é uma peça chave para o SEO local, ajudando seu negócio a aparecer nas pesquisas quando alguém procura por produtos ou serviços próximos. E o melhor de tudo, permite que seus clientes deixem avaliações, o que pode ser um grande impulso para atrair novos clientes. Se você ainda não cadastrou seu negócio, essa é a hora de aproveitar essa oportunidade de ouro do marketing digital!

Quer saber como cadastrar a sua empresa? Confira aqui!

Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), gosto de escrever sobre Finanças, Negócios e Esportes.

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