Sistemas financeiros para pequenas empresas: qual é a importância deles e por onde começar? - Inteligency
Connect with us
Anúncio

Economia

Sistemas financeiros para pequenas empresas: qual é a importância deles e por onde começar?

Publicado

em

Saiba tudo sobre sistemas financeiros para pequenas empresas
Anúncio

Você é um empreendedor que está começando seu negócio do zero? Se sua resposta for afirmativa, é importante saber que existe uma ferramenta que pode ajudá-lo demasiadamente nessa jornada: os sistemas financeiros para pequenas empresas. Dessa maneira, você verá, a seguir, o que eles são, qual é a importância deles para o seu negócio e como escolher o ideal para o seu empreendimento. Sendo assim, leia atentamente e prepare-se para saber mais sobre um instrumento que pode fazer sua empresa deslanchar!

O que são os sistemas financeiros para pequenas empresas?

Eles correspondem a softwares que centralizam os dados financeiros do seu negócio. Ou seja, são encarregados de organizar essas informações, no intuito de balizar boas tomadas de decisões. Sendo assim, essa ferramenta geralmente é repleta de recursos voltados ao gerenciamento dos fluxos financeiros e à integração de dados, o que permitirá, então, análises mais assertivas da situação do seu empreendimento.

Qual é a importância desses softwares para um negócio inicial?

Primeiramente, destaca-se um estudo de 2019 da CB Insights, o qual constatou que 29% das falências de pequenas empresas decorrem da falta de dinheiro. Em outras palavras, a falta de planejamento financeiro e a escassez de conhecimento sobre como lidar com recursos monetários causam o fracasso de muitos negócios. Sendo assim, vale ressaltar que finanças empresariais organizadas contribuem para o crescimento saudável do seu estabelecimento. Nesse sentido, são elas que permitirão que você saiba exatamente o que está acontecendo, facilitando suas deliberações financeiras.

Ademais, é importante pontuar também que cuidar do dinheiro da sua empresa é algo notadamente trabalhoso. Afinal, são muitos números – e eles vêm de praticamente todos os “lados”. Logo, contar com um bom software de sistema financeiro pode fazer uma enorme diferença no seu dia a dia. Inclusive, é algo muito aconselhável para quem está partindo do zero, uma vez que as pessoas que se encontram nessa situação costumam focar muito mais em vendas e em como atrair novos clientes, esquecendo-se da parte contábil.

Mas por onde se pode começar, isto é, o que se fazer primeiro?

Em primeiro lugar, busque compreender as principais particularidades e necessidades do seu empreendimento. Desse modo, anote todos os detalhes indispensáveis para o seu correto andamento. Após isso, reflita: além de funções essenciais – controle de fluxo de caixa e de contas a pagar, por exemplo -, de quais outras soluções você precisará? A(s) resposta(s) para essa pergunta vai definir qual tipo de software você deverá contratar.

Advertisement

Além disso, caso você realmente esteja iniciando do “nada”, com certeza precisará enfrentar um conjunto de processos burocráticos – normalmente chatíssimos, por sinal. Sendo assim, é fundamental ter uma ferramenta que pode automatizar e agilizar muitos desses procedimentos.

E quais são os melhores sistemas financeiros para pequenas empresas?

Para a sua sorte, já temos um artigo sobre isso (clique aqui para acessá-lo)! Nele, você encontrará 05 ótimas sugestões de softwares financeiros que farão toda a diferença para o desenvolvimento do seu negócio.

Conclusão

Um sistema financeiro compatível com a sua realidade empresarial pode ser decisivo para o sucesso do seu empreendimento. Ele permitirá um maior entendimento acerca de seu negócio, contribuirá para a redução de custos e despesas e automatizará muitas rotinas relacionadas às suas finanças. Sendo assim, você terá mais tempo e condições de tomar as melhores decisões para o avanço de sua empresa.

Diante de todos os pontos expostos, não perca mais tempo e comece a procurar por um sistema financeiro que lhe seja útil imediatamente!

 

Advertisement

Se você gostou dessa matéria, deixe seu comentário! Se não gostou, comente também, inclusive sugerindo novas ideias e aperfeiçoamentos para os nossos textos.

Não se esqueça de seguir nossas páginas no Instagram e no Facebook! Visite também o nosso portal, onde você poderá acompanhar os assuntos mais comentados atualmente.

Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), gosto de escrever sobre Finanças, Negócios e Esportes.

Continue Reading
Advertisement
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *