Tipos de Sangue Mais Raros do Mundo - Inteligency
Connect with us
Anúncio

Saúde

Tipos de Sangue Mais Raros do Mundo

Publicado

em

Anúncio


Durante a escola nós aprendemos que existem diversos tipos sanguíneos. Cada pessoa possui um tipo diferente, mas existem alguns tipos de sangue mais raros e outros mais comuns. Venha com a gente nessa jornada de descoberta sobre o corpo humano.



Sangue dourado é o tipo de sangue mais raro do mundo

Para quem precisa de uma transfusão, o sangue é mais valioso que o ouro. Acontece que existe um tipo de sangue ainda mais raro que o metal precioso e ainda mais valioso. É por essa razão que o tipo de sangue compartilha o nome do metal: Sangue Dourado.

A esmagadora maioria dos tipos sanguíneos humanos consiste em A, B, AB e O, com o fator RH designado como positivo ou negativo.

Esses oito tipos sanguíneos aparecem nas seguintes proporções:

Advertisement
  • AB-negativo (0,6%)
  • B negativo (1,5%)
  • AB-positivo (3,4%)
  • A-negativo (6,3%)
  • O-negative (6.6%)
  • B-positivo (8,5%)
  • A positivo (35,7%)
  • O-positive (37.4%)

Além dessas classificações, há um nível maior de complexidade. Existem até 61 antígenos no sistema RH. Esses antígenos determinam seu tipo sanguíneo total.

Em 1961, os cientistas descobriram um tipo sanguíneo anteriormente considerado inexistente: RH-nulo, também conhecido como Sangue Dourado. Esse tipo de sangue não possui antígenos RH. O sangue RH-nulo é raro. Desde a descoberta do tipo sanguíneo, apenas 43 pessoas em todo o mundo foram identificadas. Sabe-se que menos de dez pessoas que vivem atualmente possuem isso.

Há boas e más notícias sobre ter sangue RH-nulo. A boa notícia é que é um verdadeiro tipo universal de doação de sangue.

Qualquer um pode receber doações do sangue RH-nulo, não importa qual seja o seu tipo sanguíneo.

Isso levou a forma extremamente rara de sangue a ser chamada de “Sangue de Ouro”. A má notícia é que aqueles que têm sangue dourado só podem receber transfusões de colegas.

O tipo sanguíneo é determinado pelas moléculas presentes na superfície dos glóbulos vermelhos. Uma incompatibilidade dessas moléculas entre doador e receptor pode desencadear uma reação imunológica fatal após uma transfusão de sangue, pois o corpo do receptor ataca o sangue externo.

[irp posts=”1408″ name=”8 Curiosidades Sobre a Lua”]

Advertisement

Não há efeitos colaterais ou complicações de saúde devido ao tipo sanguíneo RH-nulo. Embora essas pessoas possam ser levemente anêmicas, elas podem levar uma vida regular.

No entanto, devido à raridade do seu sangue, eles precisam ter cuidado extra. Eles não podem ser imprudentes com atividades que podem causar ferimentos e resultar em perda de sangue. Eles também precisam ter mais atenção do que os outros quando viajam.

Por causa de suas qualidades milagrosas, o Sangue Dourado está em grande demanda. Recentemente, um “bebê branco fantasma” – uma criança nascida sem a maior parte do sangue – foi salvo na Suíça por causa de uma doação de sangue RH-nulo.

O tipo sanguíneo de Bombaim também é um dos mais raros

Embora não seja tão precioso quanto o sangue dourado, o tipo sanguíneo de Bombaim também é considerado um dos tipos de sangue raros. Encontrado em menos de 0,0004% da população mundial, foi descoberto em Mumbai em 1952. A presença do antígeno H o torna diferente.

As pessoas que possuem o tipo Bombaim podem receber sangue apenas de seu próprio grupo, entretanto são capazes de doar para tipos sanguíneos no âmbito do fenótipo ABO.

Advertisement

Curiosidades sobre o sangue

Para finalizar, nós separamos alguns fatos interessantes sobre o sangue.

  • Os tipos sanguíneos foram descobertos por Karl Landsteiner em 1901.
  • Existem cerca de cinco litros de sangue no corpo humano.
  • Os anticorpos no plasma podem ajudar a prevenir infecções durante transplantes de medula óssea.
  • O plasma pode oferecer alívio aos pacientes que sofrem queimaduras graves.
  • Cada gota do seu sangue contém cerca de 200 a 300 milhões de glóbulos vermelhos.
  • O sangue doado dura apenas 42 dias e é por isso que doar regularmente é tão importante.
  • O sangue negativo é considerado um tipo de sangue ‘universal’, porque pode ser dado a qualquer pessoa.
  • Existem oito tipos principais de sangue: A positivo, A negativo, B positivo, B negativo, AB positivo, AB negativo, O positivo e O negativo.
  • O plasma pode ser transformado em 18 tratamentos diferentes que dão vida.
  • O pigmento que torna seu plasma amarelo é chamado bilirrubina.
  • O baço é responsável pela purificação do sangue.
  • Somente os glóbulos vermelhos do sangue transportam oxigênio.
  • As plaquetas ajudam a coagular o sangue sempre que ocorrer um sangramento devido a um corte ou contusão. Isso evita a perda indesejada de sangue.

[irp posts=”743″ name=”7 Curiosidades Sobre o Cachorro”]

Chegamos ao final do nosso artigo sobre os tipos de sangue mais raros do mundo, se você achou que faltou alguma coisa, deixe nos comentários. Caso conheça alguém que se interessa pelo assunto, compartilhe esse artigo! Temos certeza que essa pessoa vai adorar.

Equipe Editorial do Portal Inteligency.com.br Somos uma equipe diversificada de especialistas em desenvolvimento e criação de conteúdo, dedicados a fornecer informações valiosas e insights envolventes para nossos leitores. Unindo nossa paixão por conhecimento, inovação e comunicação, buscamos constantemente oferecer artigos e posts de alta qualidade em uma ampla gama de tópicos. Equipe: https://inteligency.com.br/equipe-inteligency/

Continue Reading
Advertisement